28 de abril de 2010
pequena iludida.
Inveja;
Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.
Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes".
Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.
Debutante;
O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.
A partir do seu debut, a jovem moça passava a freqüentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepção dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.
Atualmente a festa de 15 anos preserva ainda um pouco da tradição porém é incrementada com os mais variados efeitos de iluminação, som mecânico (dj) e outras inovações que aparecem a cada dia, para deixar a festa com mais estilo de "balada" e menos estilo de "baile".
A Festa:
Existe uma seqüência tradicional a ser seguida, porém, o mais importante é valorizar o gosto da aniversariante que pode preferir deixar de lado alguns itens da seqüência.
A festa é dividida em três partes:
1ª parte:
Recepção dos convidados
Coquetel e jantar
Ajustes finais com o cortejo de honra, e troca do segundo vestido
2ª parte:
O cerimonial dos 15 anos*
3ª parte:
Início do Baile
* Cerimonial Tradicional de 15 anos:
1. Abertura do cerimonial
2. Entrada do cortejo (familiares)
3. Entrada dos príncipes para apresentação
4. Entrada das damas de honra
5. Entrada da aniversariante
6. Recepção pelo seu Príncipe de Gala
7. Entrega da jóia - anel - colar – pulseira (geralmente feita pelo pai ou avô)
8. Troca do sapato (opcional)
9. Passagem da boneca (opcional)
10. Telão com retrospectiva
11. Valsas (pai, avô, padrinho, irmão ou tio, príncipe)
12. Parabéns
13. Homenagens (avós, madrinha, tias)
14. Entrega das lembrancinhas
15. Fotos
16. Início do baile / balada
18 de abril de 2010
O fogo do amor.
"Ele olhou para mim e seus grandes e brilhantes olhos azuis
passeavam fitando os meus,
naquela inquietude natural que já fazia parte se seu ser,
acostumado ao viver intenso...
parecendo-se muito a um vulcão,
desses pequenos, mas poderosos, e que lançam cinzas altíssimas.
Hum... e eu nem esperava que dele surgisse sequer...
Alguma voz que calasse tão fundo o meu interior.
Seus lábios agora eram como um sonho,
que me buscava querendo mais de mim,
e que me enrodilhava como uma serpente."